-
Arquitetos: atelier alassoeur
- Área: 273 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Brice Desrez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas proximidades de Argenton sur Creuse, a casa existente se situa em um declive orientado ao sul, oferecendo exposição solar plena. Possui acesso no nível da rua de onde se vê o jardim 20 metros abaixo.
Os antigos proprietários ocupavam o terreno nos níveis da rua e superior. O acesso ao jardim, pouco utilizado, precisava de melhorias. O objetivo foi conectar os níveis para melhor aproveitar o terreno e criar áreas de estar externas.
A proposta arquitetônica modifica drasticamente a antiga disposição dos espaços, situando as áreas de convivência no nível do jardim. A elevação sul é remodelada com amplas aberturas, enquanto um anexo se inclina sobre o terraço
Uma pele metálica cobre parcialmente as paredes exteriores e conecta o edifício pré-existente à adição de estrutura em madeira, que oferece uma vista para o jardim e o vale adiante.
O móvel atua como assento e apoio e a escada de metal galvanizado permite o acesso ao escritório, com a mesa de trabalho alinhada ao patamar intermediário. A proteção da escada é feita com tela metálica, ampliando o espaço.
O teto antigo incorporado no projeto, de abobadilhas de tijolo e vigas metálicas. Dormitórios e banheiros no nível da rua. Ampla abertura sul e uso de paredes internas de pedra que proporcionam inércia térmica, segundo padrões de design sustentável.
Estrutura da intervenção de metal galvanizado, assoalho de vigas de madeira. Exterior com revestimento de cedro e chapas metálicas corrugadas. A cobertura de uma água abriga os equipamentos de aquecimento solar e se estende em um beiral.